• Eng Civil Amadeus Chambarelli

Apresentando a A.Chambarelli Engenharia LTDA

Atualizado: Mai 14

Boas-vindas! Iniciamos nossa página de publicações para compartilhar nossa visão de mundo relacionada ao mercado da Construção Civil e a Manutenção Preventiva.


Abordaremos assuntos relacionados à Inspeção Predial, Diagnóstico de Patologias, Gestão de Infraestrutura, Legislação aplicável e afins.


Esperamos que os assuntos sejam de bom proveito para vocês.


Os presentes temas se mostram relevantes em diversos sentidos, levando em consideração as consequências da má administração da qualidade da infraestrutura de uma edificação. A omissão em relação aos cuidados preventivos é uma das principais causas nos frequentes casos de edificações que perderam sua capacidade de suporte e de uso muito antes de sua vida útil projetada.


Como um produto da sociedade, as construções possuem valor social fundamental por fornecerem um suporte físico à realização direta e indireta das atividades produtivas empenhadas. Importa, então, compreender a visão de longevidade e solidez das edificações, tendo em vista ser exequível de maneira econômica e inadmissível, do ponto de vista ambiental, avaliar edificações como produtos descartáveis, que podem ser simplesmente trocadas por novas construções quando seu desempenho atinge níveis baixos àqueles adequados e esperados pelos seus usuários.


Seguem alguns tópicos que estão diretamente associados aos assuntos que vão ser abordados no nosso site:


A RELAÇÃO DA IDADE DA EDIFICAÇÃO E SUAS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO


O envelhecimento das áreas urbanas do nosso país vem se acentuando nas últimas décadas, pois a origem do expressivo crescimento vertical nas cidades ocorreu nas décadas de 1960 e 1970, ou seja, muitas edificações hoje estão entre seus 30 e 40 anos. Essa situação faz com que seus moradores tenham que ater maior atenção a questões de manutenção, a fim de preservar a vida útil e atualizar as condições dos sistemas construtivos.


Por outro lado, a legislação brasileira discorre sobre o período de cinco anos aos quais as incorporadoras e construtoras são responsáveis diretas por questões de habitabilidade, salubridade, segurança e desempenho, o que indica a necessidade de vistorias desde os primeiros anos de vida de uma edificação, tanto por parte das construtoras/incorporadoras quanto por parte de seus usuários.


NORMA DE MANUTENÇÕES E LEGISLAÇÃO APLICÁVEL


Desde a emissão da NBR 5674 - Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção (ABNT, 1999), percebe-se um aumento na quantidade de publicações e congressos técnicos, envolvendo profissionais e sociedade civil em prol de definir e aprimorar os procedimentos e as técnicas relacionadas à manutenção predial.


O Brasil já possui vasta legislação que ampara o serviço de Engenharia Diagnóstica, tanto na esfera da União quando na Esfera Estadual e Municipal. Infelizmente em alguns casos, a legislação foi elaborada após desastres envolvendo falhas ou faltas de manutenções em edificações, acarretando mesmo perdas de vidas humanas de valor inestimável.


Registra-se aqui, no entanto, que não há uma norma que estabeleça veementemente os procedimentos específicos necessários para a realização de uma vistoria em uma Edificação. O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE) já disponibilizou em congressos, artigos e portarias algumas considerações que podem auxiliar o mercado. No entanto, o próprio estatuto do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e a Lei de Atribuições da Engenharia possuem hierarquia legislativa maior para orientar como um Engenheiro exerce suas atividades. Há autonomia para a forma como o profissional irá empenhar suas atividades de Inspeção - pesa mais sua capacidade de discernimento, análise, interpretação e diagnóstico para prestar os devidos auxílios aos clientes.


PERÍCIAS E PATOLOGIAS


O(A) profissional da área de manutenção atua com conhecimento de causa em vários assuntos distintos da construção civil, não se limitando a saber somente sobre estruturas, ou sobre execução de obras, ou sobre impermeabilização, ou sobre instalações prediais. Por mais que possa ser possível elencar as manifestações patológicas mais recorrentes, deve-se ter consciência de que cada caso é um caso para manter o olhar investigativo e verificar não o problema construtivo em si, mas também o seu contexto.


CONCLUINDO...


Nossos principais objetivos com estas publicações são:


  • Compartilhar conhecimentos práticos relacionados a procedimentos de manutenção predial;

  • Contribuir com a qualificação técnica na Gestão da Infraestrutura Predial;

  • Propagar ideais de manutenção predial e suas possibilidades de aprofundamento e aprimoramento no mercado da Construção Civil, compatibilizando Segurança e Economia para seus usuários;

  • Posicionar-nos em relação ao mercado, como agentes com um propósito bem claro e definido de melhorar a visão do mercado sobre o assunto.


Esperamos continuar tendo vocês por aqui!


#inspeçãopredial #manutençãopredial #perícias #condomínios #achambarelliengenharialtda

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

// CONTATO

TELEFONE

E-MAIL

A.CHAMBARELLI ENGENHARIA LTDA © 2019